História


Localizada no Concelho de Fornos de Algodres, a Queijaria do Ilídio dedica-se à produção de queijos regionais, de grande qualidade, com o selo da região demarcada da Serra da Estrela.

Com origem num negócio familiar, que atravessou gerações, a empresa tem acompanhado as inovações do sector e as crescentes exigências do mercado, aliando a tecnologia e a inovação, ao processo tradicional de produção de queijo.

Serra da Estrela é a montanha mais alta de Portugal continental, com uma altura de 2000 metros, onde a neve cai regularmente, sendo por si mesma um ponto turístico atrativo. Consiste de um conjunto de vales e montanhas, com um microclima muito específico assim como vastamente populada, onde se podem encontrar vários rebanhos de ovelhas e de cabras. No passado, a zona era ainda mais populada onde famílias cuidavam dos rebanhos de ovelhas e de cabras, sendo esta a sua forma de sustento.

Sendo assim, Fornos de Algodres, pertence a região demarcada da Serra da Estrela, e o seu município teve durante anos o maior e melhor mercado de queijo tradicional português. Isto também se deve à implementação da ferrovia da Beira Alta, inaugurada em 1882, que liga o município à Europa, tendo sido o comboio o meio de transporte escolhido para entregar o queijo da região até às grandes cidades e capitais. Desde os tempos da Lusitânia que o queijo da região da Serra da Estrela é apreciado pelos romanos (também habitantes da região da Serra da Estrela) sendo as fabricas de queijo medievais, negócios que passam de geração em geração, criadas por pastores e desenvolvidas desde esta época para criar os queijos a partir de leite cru, adicionando sal e flor do cardo.